07
out
09

Retrofit e Sustentabilidade

O conceito de retrofit está ligado à modernização de estruturas edificadas e atualmente tem sido aplicado levando em conta as demandas de sustentabilidade em relação aos espaços construídos.

Através do retrofit se busca a adequação das necessidades do local às funções, mantendo as características formais da edificação, preservando assim seu valor histórico e cultural.

O Retrofit trabalha o conceito de sustentabilidade na medida em que busca preservar os elementos que caracterizam a edificação (ao invés de simplesmente descartá-los), sendo modificadas características que melhorem o desempenho energéticos, aumentem sua eficiência funcional e valorizem sua estética.

Para identificar o que precisa ser modificado na edificação pode-se utilizar a metodologia APO – Avaliação Pós-Ocupação, através da qual se elabora o diagnóstico de desempenho dos espaços construídos e indica-se diretrizes a serem adotadas nas ações de retrofit ou novos projetos.

Veja alguns exemplos de retrofit na reportagem de André Trigueiro para o programa Cidades e Soluções da Globo News:


0 Responses to “Retrofit e Sustentabilidade”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Add to Technorati Favorites

perfil

Sou Ana Paula Simões, pesquisadora da relação pessoa-ambiente em diversos contextos de interrelação. Postarei aqui informações, curiosidades, pesquisas e ferramentas interessantes na área. Seja bem-vindo(a)!

twitter anasimoes

Twitter Consvita

  • Sabemos que a luta não é fácil, os obstáculos não são poucos e o reconhecimento não é garantido, mas isso nos... fb.me/7e5Gb47vA 9 months ago

Enquete


%d blogueiros gostam disto: