25
jun
09

Onde os talentos preferem trabalhar?

blue space IBM workspaceTer uma marca forte, ou seja, com forte evocação de imagens mentais positivas, é importantíssimo para o sucesso de qualquer produto. Além disso, atualmente as empresas são lembradas não apenas pelos produtos e serviços que oferecem, mas também por fatores que cada vez mais se compreende como parte importante do negócio, tais como a responsabilidade social e a qualidade de vida no trabalho, haja vista os rankings anuais das melhores empresas para se trabalhar e os índices de sustentabilidade empresarial.

Mas o que dizem os talentos a respeito do local de trabalho? Em pesquisa que realizei sobre a qualidade do ambiente físico de trabalho junto a colaboradores de uma empresa de educação executiva, foram aplicados instrumentos que solicitavam aos respondentes, através de livre expressão, que caracterizassem e opinassem a respeito de seu local de trabalho atual, além disso que registrassem como seria o local de trabalho ideal.

Dentre os dados obtidos ocorreu a incidência de insatisfação sobre a tipologia do ambiente: salas fechadas para os gerentes e diretores e espaços abertos para os demais funcionários; e a descrição de um local ideal de trabalho desprovido de barreiras, no qual todos tivessem igualdade de opinião, sem diferenciação do layout e mobiliário conforme a posição na hierarquia.

Neste exemplo, a pesquisa revelou não só a insatisfação com as características físicas do escritório, mas também em relação à política da empresa de tratamento diferenciado do ambiente conforme a posição hierárquica do colaborador. A percepção e opinião dos funcionários a respeito da maneira como as relações hierárquicas são conduzidas é um fator de desmotivação, expresso através da insatisfação com o ambiente físico.

Podemos analisar o resultado desta pesquisa sobre a ótica da gestão do conhecimento e de pessoas, considerando a busca das empresas do conhecimento de formarem equipes de alto desempenho (high performance teams). A organização pesquisada é uma típica representante da era do conhecimento, composta por colaboradores altamente qualificados e que desenvolvem suas atividades organizados por projeto.

Já é conhecido que, conforme a maturidade da equipe, é preciso adaptar o estilo de liderança e gestão. Equipes inexperientes, com pouca qualificação, baixa responsabilidade e compromisso precisam de uma liderança que tome as decisões e seja mais focada na tarefa. Por outro lado, equipe compostas por experts, com capacidade de automonitoramento e autogestão precisam de líderes estratégicos, participativos, com estrutura de distribuição de poder horizontalizada.

Ambos os estilos de líderes e equipes demandam diferentes características para o ambiente físico de trabalho, que sejam adequadas ao modelo de gestão e às necessidades de privacidade, concentração, interdependência e interação.

No caso de organizações voltadas para o conhecimento, que possuem profissionais extremamente qualificados, de alto padrão educacional e cultural, a tendência é que haja, por exemplo, uma sensibilidade maior das pessoas em relação à diferenciação hierárquica expressa nas práticas da empresa e, consequentemente, em seu ambiente físico, gerando insatisfação e desmotivação.


0 Responses to “Onde os talentos preferem trabalhar?”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Add to Technorati Favorites

perfil

Sou Ana Paula Simões, pesquisadora da relação pessoa-ambiente em diversos contextos de interrelação. Postarei aqui informações, curiosidades, pesquisas e ferramentas interessantes na área. Seja bem-vindo(a)!

twitter anasimoes

Twitter Consvita

  • Sabemos que a luta não é fácil, os obstáculos não são poucos e o reconhecimento não é garantido, mas isso nos... fb.me/7e5Gb47vA 9 months ago

Enquete


%d blogueiros gostam disto: