05
jun
09

Humanizando o desenho do lugar de trabalho (Human based workspace design)

By Ana Paula Simões

workspaceHumanizar o desenho do local de trabalho é tornar mais humano todo o processo de concepção do ambiente, ou seja, além de considerar as demandas técnicas e funcionais características do negócio, é preciso levar em consideração as pessoas envolvidas no processo, sua cognição, comportamento e o contexto social e cultural.

Os modelos de trabalho e processos de produção vêm mudando em velocidade acelerada desde a revolução industrial. A mudança dos artefatos – equipamentos, tecnologias, métodos e técnicas – estão na ponta do processo e provocando a necessidade de mudanças nas relações humanas – sociais e culturais – de menor velocidade. É mais rápido mudar coisas (desprovidas de desejos e necessidades) do que pessoas – com valores, crenças, expectativas e temperamentos diferentes.

Curioso observar que a produção do local de trabalho reflete essa diferença de velocidade: ao mesmo tempo em que avança o desenvolvimento de novos materiais, processos construtivos e tecnologia, o ritmo da demanda e produção de ambientes de trabalho que sejam um reflexo dos mais recentes modelos organizacionais é bastante lento.

Em geral, na concepção do ambiente físico de trabalho das empresas, ocorre uma reprodução “cega” de certas soluções funcionais e estéticas, faltando uma reflexão customizada sobre as demandas específicas do negócio que refletem sobre seu ambiente físico, que atendam às estratégias da empresa, à sua cultura organizacional e às pessoas que fazem funcionar tudo isso.

Observa-se que muitas empresas, mesmo tendo características organizacionais típicas da era do conhecimento, ainda mantêm uma estrutura física taylorista. Ou ainda a tendência a atender requisitos tecnológicos, normativos, quantitativos, tangíveis, desconsiderando-se opiniões, desejos, valores, cultura – sobre o momento atual e o que se vislumbra para o futuro – ou seja, desconsiderando o conhecimento e o sujeito que gera conhecimento.

Quais seriam algumas razões para isso? A produção de edifícios de escritório não segue o ritmo das mudanças gerencias: novas teorias surgem a todo momento e uma reforma ou novo edifício leva meses ou até anos para ser finalizado. Por outro lado os designers, embora experts em sua área de atuação, muitas vezes estão desinformados a respeito da gestão, das características do negócio, e seus reflexos sobre o ambiente físico da empresa. Há também a dificuldade dos gestores em traduzir suas demandas para os designers, além de possíveis incongruências entre o que a empresa quer ser e o que ela é de fato no momento, e a dificuldade de introjetar e multiplicar essa visão de futuro.

A dificuldade existe, mas não é intransponível. Algumas ações poderiam auxiliar na busca da humanização do desenho do lugar de trabalho, dentre elas buscar incluir os usuários do ambiente no processo projetual, considerando suas opiniões e desejos como dados para o projeto; e buscar um alinhamento entre o planejamento estratégico da empresa e a concepção de seu espaço físico, sendo para isso necessário o diálogo e consenso entre designers e gestores.

A definição das características do espaço físico da empresa não pode ser uma decisão secundária, desimportante, uma vez que o ambiente físico é o reflexo da cultura organizacional e influencia a imagem da empresa na mente de cada um de seus funcionários, fornecedores, clientes, etc. Por isso trata-se de um importante aspecto dos diferenciais estratégicos da empresa.


0 Responses to “Humanizando o desenho do lugar de trabalho (Human based workspace design)”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Add to Technorati Favorites

perfil

Sou Ana Paula Simões, pesquisadora da relação pessoa-ambiente em diversos contextos de interrelação. Postarei aqui informações, curiosidades, pesquisas e ferramentas interessantes na área. Seja bem-vindo(a)!

twitter anasimoes

Twitter Consvita

  • Sabemos que a luta não é fácil, os obstáculos não são poucos e o reconhecimento não é garantido, mas isso nos... fb.me/7e5Gb47vA 9 months ago

Enquete


%d blogueiros gostam disto: