27
fev
09

O ambiente e as relações de poder no trabalho

espaco_pessoal4Mesas grandes, cadeiras de espaldar alto, salas com espaço suficiente para um sofá e objetos de arte, são características típicas de uma alta posição nos níveis de poder. Por outro lado, ser ocupante de uma “baia” ou cubículo, sem direito a janela, demonstra uma posição mediana na escala de poder. Nem sequer ter uma mesa pode indicar a menor posição, a não ser que essa pessoa seja um home-worker ou tenha um tipo de trabalho externo.

Outro indicador está relacionado à permissão de proximidade, que define o espaço pessoal de cada um de nós, e o número de interrelações em cada escala de proximidade. Eduard Hall denomina esse conceito como proxêmica.

Quanto mais alguém está fisicamente próximo de nós, maior a característica pessoal e íntima da relação. Quanto mais distante, mais impessoal, social e também de maior defesa de território.

Observe, por exemplo, que em muitas relações típicas de poder há uma distância entre o superior hierárquico e o subordinado, desde sua sala estar isolada por paredes e portas, mesa larga que distancia o interlocutor, até a posição de um em relação ao outro, um na cabeceira da mesa, ou outro na lateral, um de pé o outro sentado.

desventuras-de-um-dia-mAssisti uma ocasião a um curta metragem muito bacana que mostra um pouco das relações de poder numa empresa, onde é possível identificar algumas características que mencionei acima, chama-se Desventuras de um dia (…), clique aqui para assistir!


0 Responses to “O ambiente e as relações de poder no trabalho”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Add to Technorati Favorites

perfil

Sou Ana Paula Simões, pesquisadora da relação pessoa-ambiente em diversos contextos de interrelação. Postarei aqui informações, curiosidades, pesquisas e ferramentas interessantes na área. Seja bem-vindo(a)!

twitter anasimoes

Twitter Consvita

  • Sabemos que a luta não é fácil, os obstáculos não são poucos e o reconhecimento não é garantido, mas isso nos... fb.me/7e5Gb47vA 9 months ago

Enquete


%d blogueiros gostam disto: