21
fev
09

Estudo da paisagem (landscape studies)

(fonte: Jo Guild; tradução Ana Simões)

A idade moderna da paisagem é uma época na qual as interações sociais, o mercado e o desenvolvimento são rotineiramente conduzidos por instituições invisíveis aos indivíduos em geral. A infraestrutura e o capital do estado tornaram imensos e irreversíveis os efeitos das edificações, na forma de corredores urbanos, monumentos e desperdício, direcionando os percursos diários e interações em novos espaços. Na era do edifício moderno, os segredos da formação da paisagem são constantemente ocultados.

Para aprender a ver a paisagem, autores ocidentais primeiramente tiveram que aprender a descrevê-la. Diferente dos estudos sobre a retórica, que perpassam a tradição clássica, estudos estruturados sobre a fenomenologia, política e psicologia da paisagem apenas amadureceram no século XIX, quando a intervenção do estado começou a remodelar fisicamente o espaço do comércio, da agricultura e da cidade numa escala sem precedentes.

Sociólogos como Georg Simmel e críticos da cultura como Walter Benjamin se utilizaram da ciência da retórica e de uma atenção especial à percepção, analisando o espaço cotidiano à sua volta, e então desenvolveram uma nova ciência da paisagem. Essa tradição finalmente influenciou diversas disciplinas que trataram da paisagem dos anos de 1940 a 1970, incluindo a geografia histórica, a inteligência militar, os estudos americanos, a psicologia ambiental e o planejamento urbano.

Assista ao vídeo introdutório sobre landscape studies para mais informações (o começo é estranho mas depois fica muito bom)…

 

From: http://landscapestudies.blogspot.com/

 


0 Responses to “Estudo da paisagem (landscape studies)”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Add to Technorati Favorites

perfil

Sou Ana Paula Simões, pesquisadora da relação pessoa-ambiente em diversos contextos de interrelação. Postarei aqui informações, curiosidades, pesquisas e ferramentas interessantes na área. Seja bem-vindo(a)!

twitter anasimoes

Twitter Consvita

  • Sabemos que a luta não é fácil, os obstáculos não são poucos e o reconhecimento não é garantido, mas isso nos... fb.me/7e5Gb47vA 9 months ago

Enquete


%d blogueiros gostam disto: